ASSEMBLEIA GERAL DE AVALIAÇÃO – INICIO – 12 DE OUTUBRO

ASSEMBLEIA GERAL DE AVALIAÇÃO – INICIO – 12 DE OUTUBRO

Mensagem do Superior Geral, Pe. Tarcisio Vieira: 

“Viemos aqui em Bonoua – Costa do Marfim com um duplo objetivo: olhar ao passado para verificar, e olhar ao futuro para relançar, com os pés nesta terra que acolheu e fez frutificar o carisma de D. Orione”.

Para esta Assembleia, que se desenvolve no mês Missionário Extraordinário lançado pelo Papa Francisco, convido os delegados que tomarão parte do evento e vivê-lo “Como uma forte experiência missionária” afirmando que “Não é possível ficar insensível a este Continente, ao seu povo e a todos que há dezenas de anos trabalham nesta riquíssima videira. Este é o verdadeiro mal da África: O amor por esta maravilhosa e sempre nova terra, o amor ao seu povo, o amor a tantos quantos deram e dão atualmente o melhor de si, os missionários”.

12 de outubro de 2019

Iniciou nesta manhã, com a Santa Missa, celebrada no Santuário “Notre Dame da Guarda” em Bonoua (Costa do Marfim) a Assembleia Geral de Avaliação dos Filhos da Divina Providência. 

Presidiu a concelebração o Pe. Jean – Baptiste Dzankani, Superior da Província “Notre Dame da África”, que em sua homilia, recordou como o desejo de S. Luís Orione de chegar até à África “foi realizado por nós e com os seus filhos. Eis porque estamos alegres. Em nome da Província Notre Dama da África, em nome do continente africano quero agradecer S. Luís Orione por ter pensado em nós”.

O Pe. Dzankani recordou os missionários que foram os primeiros a realizar este sonho. “Pe. Angelo Mugnai e Pe. Marino Collina que aceitaram de arriscar tudo vindo trazer o Carisma Orionita à África. O Senhor dê a eles a recompensa do bom servo fiel. Descansem em paz”. “Obrigado – prosseguiu – a todos os missionários sacerdotes e leigos voluntários vivos e mortos, que levaram à frente a missão Orionita na África”. O reconhecimento e a gratidão do Provincial foram depois dirigidas aos “missionários ainda à frente, seja com as misérias, seja com as alegrias africanas”, entre eles o Pe. Aldo Viti, “que veio à missão com a idade de 75 anos, e que ainda desenvolve com esperteza suas funções junto ao confessionário, aos 97 anos de idade”, agradece, depois o Pe. Angelo Girolami Primo, Pe. Pasquale Poggiali, Pe. Antonio Ieranò, Pe. Natale Lucidi, Ecônomo Provincial, Pe. Fabio Antonelli Secretário Geral, Pe. Riccardo Zagaria e todos os missionários que voltaram à Província Mãe.

“Obrigado a todos estes missionários – prosseguiu – estamos aqui hoje na alegria da celebração da Assembleia Geral de Avaliação, no quinquagésimo aniversário da chegada do Carisma Orionita em terras africanas. S. Luís Orione tinha dito logo estaremos na África; e graças a todos estes nossos missionários, o Carisma semeado, cresceu e se tornou uma Província: A Província “Notre Dame da África”, que hoje, diz a toda a Congregação: Benvindos à terra africana! E a vocês todos os Delegados: “Vocês estão na África!

Sem dúvida, o Carisma de D. Orione escalou montanhas, colinas, rios e mares para gerar uma única família, assim como a própria palavra de Deus gera através de culturas e costumes, um povo novo que transcende laços humanos”.

O Pe. Dzankani agradeceu, finalmente, o Diretor Geral Pe. Tarcísio Vieira e o seu Conselho, “por ter decidido corajosamente, com grande empenho e apoio, de realizar esta Assembleia no mês Missionário e em terra de missão, ou seja, aqui em Bonoua, na nossa Província e na nossa África; e cada um de vocês todos, Provinciais e convidados a esta Assembleia.

Estou certo de que a nossa Assembleia de Verificação será um sucesso enquanto experiência missionária, onde esforços e sacrifícios fazem rima com a alegria da doação de cada um. Obrigado! Ave Maria e Avante, juntos a S. Luís Orione, para a causa do Evangelho e dos pobres mais pobres”.

Depois da Missa houve uma apresentação sobre a presença dos Filhos da Divina Providência na África, exposta pelo Pe. Basile Aska, que ilustrou a história dos religiosos orionitas na Costa do Marfim e os sucessivos desenvolvimentos em Burkina Faso, Togo e Benin. Em seguida o Pe. Pierre Kouassi falou das missões dos Filhos da Divina Providência em Kenya, Madagascar e Moçambique e dos possíveis desenvolvimentos em outros Países, que como precisou o Pe. Vieira, estão ainda em faze de avaliação.

A manhã se concluiu com a bênção por parte do Pe. Fulvio Ferrari, Ecônomo Geral, da nova casa destinada ao acolhimento e onde atualmente estão alojados alguns Delegados. O Edifício foi dedicado e recebeu o título de Pe. Angelo Mugnai.

 

No Comments

Post A Comment