Em Barro Preto, São José dos Pinhais, na Casa de Retiros e Noviciado São José, de 04 a 09 de dezembro aconteceu o retiro anual da Província Sul. Iniciou-se com a inauguração de um espaço alegre e agradável para a confraternização. O Provincial, Pe. Rodinei após mencionar palavras de agradecimento, abençoou o local e a todos e, em seguida, houve um delicioso churrasco com a presença de religiosos, seminaristas, noviços e leigos orionitas.
O pregador Pe. Antonio Carlos Frizzo responsável pela reflexão do retiro levou todos a ouvir a Igreja (o Sacerdote é o homem essencialmente eclesial), a ouvir a Palavra (aprender como o profeta transformar nosso deserto em terra boa), a ouvir nosso coração (para descobrirmos quem somos. Neste exercício aprendemos a tirar os andaimes que nos impede de andarmos livremente).
Houve diversos outros momentos fortes de espiritualidade, como o terço meditado e as adorações diárias, momento Mariano e as santas missas, que favoreceram a vivência pessoal de encontro com Deus.