Santa Quitéria, Curitiba








Orionitas em Curitiba, sempre juntos ao povo


Diversas atividades evangelizadoras e sociais marcam presença orionita na cidade


 



A presença orionita em Curitiba já data mais de 50 anos. Desde a chegada dos primeiros padres italianos até hoje, muita coisa mudou no bairro de Santa Quitéria que, naqueles idos tempos, era chamado de “inferninho”, dada a situação extrema de pobreza na qual vivia o povo que lá estava se assentando. Quando os padres orionitas se ofereceram a algum trabalho na cidade, fizeram questão de pedir ao arcebispo o bairro mais pobre da cidade.“Mais pobre que Santa Quitéria não existe em Curitiba, por isso é lá quepreciso de vocês!” afirmou sem titubear o arcebispo. E eis que a missão foi aceita.


Hoje, é claro, a situação mudou bastante. O bairro se desenvolveu e hoje é um dos mais aprazíveis da cidade. Muitas famílias de classe média criam em Santa Quitéria seus filhos num ar quase que ainda interiorano. Todavia, ainda há na periferia do bairro algumas comunidadesem situação de pobreza e invasões aparecem aqui e ali. E mais uma vez, lá estão os orionitas.


A comunidade religiosa local, composta pelos padres Everson Lunardi (pároco), Luiz Miotelli (reitor do Instituto Filosófico João Paulo II), José Luís Sauer (vigário paroquial) e ir. Affonso Faustino e religiosos estudantes de Filosofia, têm trabalhado incessantemente tendo em vista uma pastoral evangelizadora que não despreza os pobres mas, aocontrário, os privilegia.


Nesse sentido, diversas atividades têm sido realizadas para aproximar a Igreja daqueles que mais precisam. Seja através dotrabalho com as crianças, na creche Menino Jesus, no Centro de Inclusão digital São Luís Orione, na pastoral da criança, no grupo de escoteiros ou coroinhas, sempre há algo sendo feito por estas que são o futuro de nossa sociedade. Há ainda um trabalho com as famílias. Nesse sentido, houve no mês de agosto a missa nas famílias em todos os setores da paróquia, além da inauguração do clube de mães Santa Quitéria, instalado numa área de invasão.


Confira abaixo algumas fotos das diversas atividades desenvolvidas pelos religiosos orionitas na Paróquia Santa Quitéria em Curitiba.



   


 Missas nas famílias aconteceram durante todo o mês de agosto em todos os setores da paróquia.




A missa das famílias foi encerrada no dia 27 de agosto no Centro de Inclusão Digital São Luís Orione.




Padre José Luis Sauer celebra a missa de encerramento do mês no C.I.D. São Luís Orione, na periferia de Santa Quitéria.







 


Missa de investidura dos coroinhas celebrada no dia 13 de agosto.










Clube de Mães Santa Quitéria – uma iniciativa do Ir. Affonso Faustino que busca melhorar a renda das famílias de uma área de invasão na periferia do bairro.




Padre Aparecido da Silva abençoa o clube de mães, mais uma iniciativa social dos orionitas.




Ir. Affonso Faustino e as famílias atendidas pelas obras sociais de Dom Orione.




Homenagem dos leigos da comunidade Nossa Senhora da Paz ao ir. Affonso no dia do religioso.





Página Inicial