100 anos da missão orionita no Brasil


FAMÍLIA ORIONITA – RUMO AOS 100 ANOS DE MISSÃO NO BRASIL

1913 – 2013

 

Gostaria que a Divina Providência me levasse a plantar as minhas tendas no Brasil… 

(São Luís Orione).

 

De Tortona, Norte da Itália, às terras do Pau Brasil. Este é o caminho missionário trilhado pelos missionários orionitas rumo às terras brasileiras no início do século XX. O coração de Dom Orione pulsava de alegria, ânimo e humanidade para desenvolver com espírito evangélico o carisma da Congregação que é amor à Igreja, ao Papa e aos Pobres. Nesta terra de missão, a comunidade primitiva orionita encontrou-se com novas realidades sociais, eclesiais, políticas e culturais.

O espírito carismático vivido por Dom Orione fez de seus religiosos homens de grande envergadura no campo caritativo, sensíveis com as causas sociais. O Brasil no início do século XX era um país tipicamente rural e politicamente injusto, com uma nítida divisão de classes. Diante desta realidade, os orionitas, com um estilo de vida despojada e simples, segundo o fim carismático da Congregação, colocaram-se totalmente a serviço dos pobres, abrindo um caminho de igualdade para eles dentro da Igreja, a fim de “Renovar todas as coisas em Cristo” (Ef 1, 1-10). A partir desta ação carismática, podemos compreender a visão de Igreja em Dom Orione, tendo como pano de fundo o lema cristológico acima citado que representa toda a sua teologia e espiritualidade.

2013 será para nós orionitas um ano jubilar, pois estaremos celebrando os 100 anos desde que a Família Orionita instalou suas tendas em terras brasileiras. Os nossos missionários: Pe. Carlos Dondero, Ir. Carlos Germano e o Sr. Júlio, partiram do porto de Gênova, norte da Itália, rumo ao Brasil no dia 17 de dezembro de 1913 com destino a São Paulo e por fim oficializam a missão abrindo a primeira obra orionita – orfanato escola – na cidade de Mar de Espanha em Minas Gerais. Tudo isso graças ao contato epistolar que Don Orione manteve com Dom Silvério – Arcebispo de Mariana, por intermédio da Madre Michel. Foi um momento oportuno para que Dom Orione instalasse suas tendas além fronteiras.

            A “missio ad gentes” sempre fez parte do espírito do fundador. Já desde os primeiros anos da fundação em Tortona, Don Orione manifestava o desejo de expandir a Congregação, tornando-a presente em todo o mundo. Um exemplo clássico é o sonho missionário de Don Orione, em que debaixo do manto de Nossa Senhora havia uma multidão diversificada de pessoas (negros, brancos, índios,etc). Este sonho fora um sinal para que o ardor missionário de Don Orione tornasse realidade, e de fato aconteceu com a vinda dos religiosos para oBrasil, onde encontraram uma realidade diversificada: pobres, negros, brancos e índios. Na sua primeira visita ao Brasil em 19 de agosto de 1921, Dom Orione chega ao Rio de Janeiro e andando pelas ruas percebe que o seu sonho missionário havia sido realizado.  Assim se expressava: “no Brasil, não procuramos ouro, mas os mais humildes e mais pobres”.

            Queremos retornar às nossas origens para dar um novo impulso nos trabalhos de evangelização que nós orionitas desenvolvemos hoje, dando respostas aos novos desafios da Igreja e do mundo. A herança que nos foi  deixada aqui no Brasil foi um verdadeiroardor missionário, que mais tarde se tornou uma grande epopéia nos vários cantos do Brasil. Hoje, a família orionita se encontra espalhada de Norte a Sul do Brasil, levando a Boa Nova do Reino.

            Em comemoração ao centenário da Família Orionita no Brasil, os conselhos provinciais das duas províncias brasileiras, decidiram, em conjunto, a criaçãodo Ano Missionário Orionita – outubro de 2013 a outubro de 2014. Para ospróximos três anos, será desenvolvida uma temática única para a celebração do centenário, que se iniciará em Aparecida, no tradicional encontro anual dafamília orionita. Portanto, para 2011 o tema será Vocação, em 2012 refletiremos sobre a Missão, e em 2013, será o tema serviço.

 Cl. Geovane (Cotia-SP)


 

Página Inicial