22 abr ENAJO 2016, em Brasília, Província Brasil Norte
ENAJO 2016, um evento do Movimento Juvenil Orionita da Província Nossa Senhora de Fátima – Brasil Norte, realizado em Brasília nos dias 21 a 24 de abril.
Brasília. As caravanas chegaram de várias regiões da Província: Mar de Espanha, Rio Bananal, Goiânia, Palmas, Itapipoca, Araguaína, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Ananindeua, Vila Velha, Buritis, Tocantinópolis, Caucaia e, naturalmente, de Brasília. Mais de 250 jovens e outros tantos envolvidos, mais de 300 pessoas no Instituto Dom Orione de Brasília para participar do Encontro Nacional da Juventude Orionita, abrangendo o território da Província Brasil Norte.
A abertura oficial foi na noite de 21 de abril, quando as caravanas se apresentaram e foram saudadas pelo Pe. Josumar dos Santos, Conselheiro Responsável pelo Secretariado da Pastoral Juvenil-Vocacional, pela Mariangela, Representante jovem da Província no Secretariado e pelo Provincial, Pe. Tarcísio Vieira. Houve uma menção também ao Pe. Edson, Secretário Executivo do MJO, ao Representante jovem da Província Brasil Sul, André, e ao Pe. Geovani que coordenou a equipe de Brasília.
O ENAJO 2016 tem a característica de ser um encontro preparado pelos jovens, com a assessoria dos religiosos, e é destinado para os jovens: eis portanto a concretização do projeto de evangelização da juventude que se pauta no dinamismo de jovem evangelizando jovem. O evento está acontecendo desde o dia 21 e se concluirá na manhã de domingo, 24 de abril. É sediado em Brasília, no Instituto Dom Orione, mas os jovens tiveram também a possibilidade de conhecer o território da Paróquia São Luís Orione do Itapoã. Lá, pelas vias da paróquia, realizaram na noite de 22, a Via da Misericórdia.
O tema do ENAJO é: Olhando o jovem com misericórdia, o chamou. A escolha deste tema foi motivada pela realização do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia e, particularmente, por uma experiência protagonizada pelo então jovem Jorge Bergoglio, hoje papa Francisco. Relata-se que Bergoglio sentiu o chamado vocacional na festa de São Mateus, no dia 21 de setembro de 1953, quando escutou o evangelho do dia e quis confessar-se. Este fato talvez explique o lema do seu brasão episcopal: Miserando atque elegendo (Olhando-o com misericórdia, o chamou). A sua experiência, portanto, resume-se na fotografia de um pecador amado e chamado a seguir Jesus, como aconteceu com Mateus (Mt 9,9). Falando sobre este encontro, o Papa disse: “Foi uma surpresa, a maravilha deste encontro. Dei-me conta de que estavam me esperando. Isso é a experiência religiosa, a maravilha de encontrar com alguém que nos está esperando.”
Os jovens chegaram ao evento em Brasília preparados e motivados por um subsídio enviado às Comunidades já no segundo semestre do ano passado. E agora, na sua realização, os jovens tem participado de várias atividades de formação e reflexão, de celebração e oração, de diversão e de confraternização. Tem feito sucesso a realização da Praça Jovem, um espaço de convivencia e descontração, montada no Instituto.
O ENAJO ainda está em andamento… e produzirá ainda notícias e fotos. Bom ENAJO a quem participa em Brasília e a quem nos acompanha de longe.
Sorry, the comment form is closed at this time.