40 Anos da Divisão da Província Nossa Senhora de Fátima: Um Marco na História Orionita no Brasil

40 Anos da Divisão da Província Nossa Senhora de Fátima: Um Marco na História Orionita no Brasil

No dia 15 de agosto de 1985, a Pequena Obra da Divina Providência viveu um momento crucial no Brasil: a divisão da até então única Província Nossa Senhora de Fátima. Essa decisão, que deu origem à Província Nossa Senhora da Anunciação, não representou separação, mas multiplicação de forças. Foi o Espírito Santo quem conduziu esse passo ousado, ampliando a missão e a presença do carisma orionita em novas frentes.

De uma raiz, dois ramos frutíferos

A Província Nossa Senhora de Fátima havia sido criada em 1946, por disposição do II Capítulo Geral, realizado em Tortona (Itália), e durante quatro décadas congregou comunidades do Norte ao Sul do Brasil, tendo como sede, por um período, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Rio de Janeiro.

Com o crescimento da Congregação, surgiu a necessidade de otimizar a gestão e ampliar a presença missionária. Assim, da mesma raiz brotaram dois ramos fortes:

Província Nossa Senhora de Fátima – Brasil Norte, abraçando as terras e os desafios do Norte e Nordeste do Brasil;

Província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul/Moçambique, levando o mesmo ardor missionário ao Sul do país e além-mar, chegando até Moçambique.

O início de uma nova jornada

A posse da nova Direção Provincial, em 15 de agosto de 1985, marcou o início dessa nova fase. O primeiro governo provincial foi formado por:

Provincial: Pe. Giovanni Valdastico Pattarello

Vice-Provincial: Pe. Antônio Lemos Gonçalves

Ecônomo: Pe. Fulvio Mastrangeli

Conselheiros: Pe. João de Bona Filho, Pe. Geraldo Dias (também Secretário), Pe. José Carlos dos Santos e Pe. Giovanni Grossholz.

O Pe. Giovanni Pattarello ficou marcado como grande promotor vocacional e primeiro provincial desta nova era, sendo lembrado pelo pioneirismo e pelo testemunho vibrante de fé e dedicação.

O legado de 40 anos

Quatro décadas depois, a Província Nossa Senhora de Fátima é presença viva e atuante do Rio de Janeiro à Amazônia. Atualmente, conta com:

24 paróquias

4 Pequenos Cotolengos / Institutos de acolhimento

5 colégios

1 escolas técnicas

1 faculdade

4 creches

11 seminários e casas de formação

6 obras sociais e institutos especializados

1 hospital e maternidade

1 eremitério

1 fazenda de recuperação de dependentes químicos

A Província também abraçou novas frentes missionárias, como as recentes presenças em Boa Vista (RR), Candeias do Jamari (RO), Balsas (MA) e Novo Aripuanã (AM) sempre fiel ao ideal de São Luís Orione: “O que não fiz em vida pelo Brasil, farei após a minha morte”.

Província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul/Moçambique

Total de obras e serviços:

20 paróquias

6 Pequenos Cotolengos 

8 escolas e colégios

5 centros educacionais e creches

9 seminários e casas de formação

8 obras sociais e de acolhimento

2 missões em Moçambique

Celebrar para renovar a missão

Hoje, celebramos não apenas uma data, mas uma história de fé, coragem e comunhão. São 40 anos de dois caminhos que, mesmo distintos geograficamente, permanecem unidos por um só ideal, “fazer o bem sempre e a todos”, no amor de Cristo e de Maria.

Com a colaboração de religiosos, religiosas, leigos e jovens orionitas, a Congregação continua comprometida em ser “púlpito de evangelização e espaço privilegiado da promoção da dignidade humana”. Que esta celebração e o Jubileu renove nossa gratidão pelo passado, nossa paixão pelo presente e nossa esperança pelo futuro, para que o carisma orionita continue a tocar vidas, consolar corações e transformar histórias e fortaleça a nossa missão nos inspirando a continuar construindo, com fé e caridade, a história da Pequena Obra da Divina Providência presente aqui no Brasil para as próximas gerações.

Ave Maria e Avante!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.