Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

PACARAIMA (BRASIL): CRISE NA FRONTEIRA COM A VENEZUELA; A PRESENÇA ORIONITA É SEMPRE MAIS PRECIOSA 21/08/2018

A imprensa informa que neste fim de semana houve momentos de séria tensão entre os imigrantes venezuelanos e a população de Pacaraima, que resultaram em episódios de violência.

Alguns encrenqueiros se aproveitaram de um caso de roubo, duvidosamente atribuído a imigrantes, para instigar as pessoas a uma atitude de oposição à presença dos venezuelanos em território brasileiro. Foi fácil compreender os sentimentos já conflitantes da população que vê no fluxo contínuo de imigrantes prejuízos à sua situação econômica e social. Isso levou a momentos de violência em que algumas barracas do acampamento de refugiados foram queimadas e foi pedido ao governo o bloqueio das fronteiras.

No momento mais tenso do conflito, o exército se voltou para os sacerdotes, sugerindo que eles se retirassem por causa do medo de que algum grupo de rebeldes pudesse atacar a missão. No entanto, nossos confrades optaram por permanecer a serviço dos necessitados. "Estamos aqui para caridade e não para discursos políticos!". De fato, os religiosos da missão "Cuore Senza Confini" (Coraçao sem fronteiras) vivem cerca de 200 metros da fronteira e administram em colaboração com um padre espanhol, Padre Jesús Lopez Fernández de Bobadilla, a acolhida ao povo, distribuindo cerca de duas mil refeições por dia, o que para muitos, representa o único sustento do dia.

É verdadeiramente um momento de tamanha incerteza para os venezuelanos que saíram do país em busca de melhores condições de vida. Eles se encontram em condições de não poder retornar porque são considerados "traidores", mas ao mesmo tempo rejeitados no que consideravam o lugar para um novo começo.

Para apoiar a escolha corajosa dos sacerdotes, chegou o Bispo Dom Mário Antonio da Silva, trazendo consigo uma nova comunidade religiosa de Irmãs que, seguindo o exemplo dos Orionitas, se colocaram imediatamente à disposição da missão.

Nossos religiosos, Padre José Sebastião Barros da Silveira (Província Brasil Norte) e Padre Miguel Alberto Fernández (da Argentina), asseguram que estão bem e confiam em uma solução pacífica e adequada. Enquanto isso, o trabalho de assistência religiosa e social às pessoas continua no espírito de Dom Orione.

Texto Original em: http://www.donorione.org/Public/ContentPage/pacaraima_brasile_crisi_al_confine_con_il_venezuela_sempre_pi217_preziosa_la_presenza_orionina.asp

Tradução: Diácono Josimar.

 

Pastoral Vocacional

Jesus te chama a segui-lo mais de perto no carisma de São Luís Orione! Não tenha medo de ser um apóstolo da caridade por amor à Igreja e ao papa.

Entre em contato!

Orionitas a seu serviço


"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas Brasil na Web