Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

TANZÂNIA: A MISSÃO NA ARQUIDIOCESE DE TABORA 21/08/2018

 

Continua a missão dos religiosos orionitas, um sacerdote, um diácono e um clérigo, em Tabora, onde o arcebispo Dom Paul Runangaza Ruzoka deseja a presença da Congregação. Uma vez que o proprio país (Tanzânia) ainda nao possui a presença de uma comunidade de religiosos orionitas.

Desde o início do mês de julho, o padre Anthony Njenga, juntamente com o diácono Josimar Felipe da Silva e o clérigo Pedro Raimundo Batista Andrade, estudantes de Teologia em Roma, estão em Tabora, na Tanzânia, para uma experiência missionária.

Para o padre Njenga, um queniano de origem e, portanto, fluente no idioma falado na Tanzânia (Kishwahili), as atividades são típicas do sacerdote: celebrações, pregações e visitas aos doentes, sempre acompanhado dos outros dois religiosos. Ele é frequentemente chamado para ajudar em algumas paroquias; para celebrar em comunidades religiosas femininas, especialmente para as Irmãs de Madre Teresa de Calcutá, que em Tabora abriram sua primeira missão na África e segunda fora da Índia. Neste ano elas celebram 50 anos de presença em Tabora (em terras africanas), e os três orionitas estao ajudando também, na preparação do jubileu de ouro que será celebrado no próximo mês. Padre Anthony já foi chamado para pregar um retiro (além das Irmãs de Madre Teresa) em outra comunidade de freiras (Irmãs da Divina Providência) que cuidam de um jardim de infância e uma instituição que acolhe um grupo de 24 crianças (alguns órfãos), maioria albinos.

Os religiosos, também, acompanham os sacerdotes locais e o Bispo nas celebrações especiais como em ordenações. E com um estilo puramente orionita, realizam tambem alguns trabalhos dos mais humildes, ajudando as Irmãs de Madre Teresa e as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade (orionitas) em seus trabalhos e atividades. Assim, eles se transformaram um pouco em barbeiros improvisados, homens de limpeza e organização, e tudo o que a carencia do lugar requer.

Com as irmãs orionitas, visitam regularmente a "Vila da paz" para levar um pouco de conforto, remédios, refeições preparadas aos pobres moradores da Vila. Aos sábados, na mesma Vila, não faltam atividades com as crianças e adolescentes que, depois de rezarem, aproveitam o tempo com brincadeiras, diversão e um bom lanche.

Assim diz o clérigo Pedro Raimundo: “Nossa presença entre os pobres tanto na casa de Madre Teresa como na Vila da Paz é vista pelas pessoas como algo 'diferente'. Minha impressão é que aqui eles não estão acostumados a ver religiosos (seminaristas, diáconos, padres) agindo diretamente na caridade. O bonito seria se, para criar uma mentalidade de solidariedade, padres e religiosos conversassem com mais frequência com as pessoas com a intenção de desperta-las para o cuidado aos mais necessitados.” Portanto, existe espaço e campo para fazer com que o carisma de Dom Orione ajude a Igreja de Tabora a crescer na caridade.

 

Pastoral Vocacional

Jesus te chama a segui-lo mais de perto no carisma de São Luís Orione! Não tenha medo de ser um apóstolo da caridade por amor à Igreja e ao papa.

Entre em contato!

Orionitas a seu serviço


"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas Brasil na Web