Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

Padre Ricardo Gil



SERVO DE DEUS PADRE RICARDO GIL BARCELÓN

1873-1936

Nascido em Manzanera (Teruel - Espanha), morto pelos revolucionários por causa da fé em Valencia (Espanha) em 1936, com 62 anos de idade, 24 de Profissão e 31 de Sacerdócio. 

Entrou no seminário com 12 anos de idade; com vinte anos foi militar nas Filipinas. Voltando à Espanha, foi ordenado sacerdote em 1904. A sua vida foi muito ousada, seja por opções próprias, como pelos acontecimentos. Foi militar, músico, homem muito culto, peregrino, personalidade muito vivaz e inquieta.

Em 1909 encontrou Dom Orione em Roma e se tornou seu fiel seguidor, imutavelmente confiante na fé na Divina Providência. Após o período transcorrido em Filipinas, levava sempre no coração o desejo de ser missionário. E o foi na Itália e na própria pátria, na Espanha, onde abriu as portas para a congregação. Dom Orione o descreveu “de vida puríssima, entre os jovens e para todos edificante, de obediência pronta e recolhido em casa mais do que o necessário, penitente com o jejum e com o cilício, muito fervoroso e constante na oração e simples.

Padre Ricardo Gil suportou cruzes pesadas, como a cruz da calúnia, na Calábria, e da perseguição religiosa, nos anos de desordens sociais na Espanha, de 1931 a 1936. Preso em Valencia e forçado a negar a sua fé em troca da vida, morreu gritando: “Viva Cristo Rei!”. A sua causa de beatificação por martírio está próximo de ser concluída.

 

3 de agosto

Servos de Deus Padre Gil Barcelón e Aspirante Arrué Peiró

Oração pela Beatificação dos Servos de Deus Pe. Ricardo Gil e Antonio Arrué

Ó Deus, que destes aos vossos filhos Gil Barcelon e Antonio Arrué, a alegria de seguir o carisma de São Luís Orione, servindo aos irmãos pobres e desamparados e os amparastes com a força do Espírito Santo para permanecerem fiéis à fé e à sua consagração na hora da perseguição, glorificai-os agora diante de nossos olhos para que possamos aprender com seus exemplos e imitar sua fortaleza. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.





"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas Brasil na Web