Padre Giovanni Messina


SERVO DE DEUS PADRE JOÃO MESSINA

1871-1949



Sacerdote e fundador de Palermo 

João Messina, nasceu em Palermo, no bairro popular Kalsa, no dia 31 de março de 1871. Quando era menino, passou a freqüentar o oratório São Felipe Neri em Olivella (Villa Filippina), onde se formou culturalmente e espiritualmente. Foi ordenado sacerdote no dia 21 de março de 1896.
Pouco depois, o arcebispo de Palermo, percebendo a sua capacidade de apóstolo de fronteira, disse: “Tu és sacerdote novo, estás ansioso para dedicar-se ao trabalho das almas e gozas de boa saúde.
Eis o trabalho que eu te confio: Vais evangelizar uma zona de gente pobre que vê o padre raramente”. Era o bairro de Santo Erasmo. Padre João arregaçou as mangas com boa vontade: reergueu em sua dignidade pecadores dominados pelo vício, restituiu energias a tanta gente aflita, necessitada de pão e de fé. Mas eram as crianças que mais o inquietavam. Abriu para elas as Casas “Trabalho e Oração” em Palermo e na Sicília, e formou um grupo de Irmãs que fizessem para as crianças o papel de mãe. Morreu no dia 24 de maio de 1949, com 78 anos de idade.
A sua obra teve continuidade pelo empenho das Irmãs por ele formadas na mística da caridade. Estas, no dia 9 de março de 1967, se uniram pela semelhança de espírito e de finalidade apostólica às Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, fundadas pelo Beato Dom Luis Orione.

 

 

 

 

 

 

Share This