Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

Quem somos

Dom Orione compreendeu desde o início a importância da presença no seio da Pequena Obra da Divina Providência de um ramo contemplativo. Já em 1899, com a entrega do hábito aos três primeiros eremitas, em Stazzano, no dia 30 de julho, Dom Orione deu vida a uma família de Eremitas. Confiou a eles o ofício da oração, da penitência e do trabalho numa vida simples, austera e fraterna. Os primeiros se ocupavam também da assistência e da instrução dos pequenos trabalhadores dos campos, nas chamadas “colônias agrícolas”; outros se dedicavam para o renascimento e a guarda de antigos mosteiros.

 

Sant'Alberto de Butrio (Pavia) e Monte Spineto (Alessandria) na Itália, são os lugares das origens. Nos primeiros anos os Eremitas trabalharam muito nas "colônias agrícolas" de Noto, Roma e Bagnorea, passando em seguida, para a Terra Santa em Rodi e por fim no Uruguai, terminando depois em atender a sua vocação particular nos antigos Eremitérios de Sant'Alberto de Butrio (Pavia), Nossa Senhora da Graças em Sant'Oreste (Roma) e São Corrado em Noto (Siracusa): uma vida de oração e de trabalho.

 

O eremita que mais se destacou foi certamenteFrei Ave Maria, que nasceu no ano de 1900 e faleceu em 21 de janeiro de 1964.Ficou cego aos 12 anos de idade, depois de um longo período de desesperojuvenil, encontrou a graça de Deus através da paternidade de Dom Orione.Tornou-se então eremita e passou toda a sua vida em penitência e oração, naprocura constante da santidade, foi luz e conforto para tantas pessoas que o procuravamnos momentos das tribulações da vida. A fama de santidade o acompanhou em suavida e depois de sua morte. A sua causa de beatificação está em andamento juntoa Santa Sé.

 

Atualmente, os Eremitas da Divina Providência são 10, reunidos em dois Eremitérios, o Eremitério de Sant'Alberto di Butrio, na Itália, que se destaca pela grande meta espiritual e artística de grande interesse para muitos peregrinos que o visitam e o Eremitério Frei Ave Maria noBrasil, que foi inaugurado em 21 de Janeiro de 2003. Os Eremitas são uma graçade Deus para toda a Pequena Obra da Divina Providência, Congregação fundada por São Luís Orione, eles são os nossos “Moisés sobre o monte”, assim os chama o próprio Dom Orione.

 

A vida dos Eremitas é regulada por uma regra própria chamada: "Espírito e Normas" que recolhe as indicações sobre a espiritualidade e a disciplina dadas pelo próprio Dom Orione e depois atualizadas. Qual é o significado da presença dos Eremitas na família orionitae na sociedade de hoje? Dom Orione mesmo nos responde em um seu escrito antes da fundação. O eremita foi sempre muito bem visto na religião, é um ser que deve existir na Obra da Divina Providência: viver quase como um constate sacrifício, voz constante do amor a Jesus pela salvação dos irmãos!

 

O eremita: homem que renuncia às alegrias da família, às riquezas, a tudo que é terreno, e vai para o eremitério inclinar acabeça ao aceno de um irmão que na terra, faz a vez de Deus. Ele segue os conselhos de Jesus, e promete observa-los todos os dias de sua vida. Através da vida religiosa se aproxima mais do Senhor: o amor de Jesus alivia toda árdua prova, deixa mais suave e desejável todo sacrifício.

 

A sociedade está em perigo, porque a riqueza é um ídolo que nestes nossos tempos toma lugar de tudo, e até da fé e da religião. A sociedade está em perigo porque a desonestidade está proliferando, as inteligências apagam-se e enfraquece a juventude. A sociedade está em perigo porque nas alturas está reinando o orgulho, a insubordinação, a rebelião nos espíritos.

 

Para afastar este tríplice perigo, o mundo precisa ver-se diante das virtudes opostas. Então eis os eremitas! Será como uma prédica vivente a vida deles, quanto bem poderão fazer estes servos de Deus, com os costumes e a prática de vida tão diferente das dos seus outros irmãos!

 

Que surjam e se multipliquem os eremitas da Divina Providência e que aperfeiçoem as almas deles. Sejam eles os nossos irmãos especialmente da oração, os irmãos que fazem chover as bênçãos do céu sobre as nossas fadigas, sobre os nossos jovens e sobre os estudos deles e sobre todos os nossos caríssimos benfeitores.

 

Abram nos seus eremitérios um descanso para nós, nos dias turbulentos da vida: abram um refúgio para todos os oprimidos, para todos os corações feridos pelos desconfortos e pelas dores. E com a oração alternem o trabalho manual. Dos seus rostos desçam os raios da paz... Com as virtudes e com a oração tenham estendidas as mãos de Deus sobre os homens pecadores...

 

Oh surjam, então com o coração cheio do amor de Jesus, ò meus irmãos eremitas! Eu saúdo a vossa vinda como uma bênção do Senhor e me prostro diante de vós que sois chamados para fazer tanto bem(São Luís Orione)


"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas Brasil na Web