Os Filhos da Divina Providência

“Filhos da Divina Providência” é a congregação religiosa masculina fundada por São Luís Orione, o santo da caridade e dos pobres. Sua espiritualidade está fundada na confiança filial na Divina Providência para colaborar na obra salvífica de Cristo, levando os pequenos, os pobres e o povo à Igreja e ao papa para renovar tudo em Cristo mediante obras de caridade.
 
A Pequena Obra da Divina Providência é o ramo masculino da família de Dom Orione. Nossa primeira regra é observar com grande humildade o Santo Evangelho.
 
Com ele, nosso fim especial é difundir o amor a Deus e à Igreja entre os filhos do povo e as classes trabalhadoras através das obras de caridade, misericórdia e justiça. Sonhamos assim com São Luis Orione que o Plano da Divina Providência se concretize desde já. O olhar da Divina Providência é dirigido de maneira toda especial às criaturas mais desventuradas e abandonadas.
 
A primeira fundação da Pequena Obra da Divina Providência foi o colégio de São Bernadino, bairro periférico de Tortona, para menores abandonados. Dom Orione era então um jovem de 21 anos, estudante de teologia.

 

 
 
 
 

Nossas províncias

 

Os Filhos da Divina Providência no Brasil estão organizados em duas províncias religiosas, sendo elas as Províncias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Anunciação.

Província Nossa Senhora de Fátima (Norte, Nordeste, Centro Oeste e parte do Sudeste)
e-mail: brnorte@terra.com.br
SHIS – Q1 15 – AE 2 – Fone (61) 3248-6932
Caixa Postal 7042
CEP: 71635-971
BRASÍLIA-DF

Província Nossa Senhora da Anunciação (Sul, parte do Sudeste e Moçambique)
e-mail: 1orionesanto@terra.com.br
Rua 13 de Maio, 452 – Bela Vista – Fone (11) 3283-1022
Caixa Postal 65151
CEP: 01318-970
SÃO PAULO-SP

Quem Somos

Uma vocação especial inseriu-nos a nós, já consagrados pelo Batismo, na família religiosa clerical fundada por São Luís Orione (1872 – 1940) e aprovada definitivamente pela Igreja em 1954.

 

O nome que ele próprio deu à Congregação – PEQUENA OBRA DA DIVINA PROVIDÊNCIA – expressa a inserção da mesma no plano salvífico do Pai e a característica de total abandono nas mãos de Deus, pela fé.

 

Gostamos de ser chamados FILHOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA, querendo colaborar, individualmente e como família religiosa, para o desígnio providencial do Pai que quer levar todo o universo (Instaurare omnia in Chisto) à unidade de um só chefe, Cristo, para a edificação de seu corpo inteiro.

 

Reconhecemos nossa comum origem e inspiração com as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade e com as Irmãs Sacramentinas Cegas; uma comunhão de ideais apostólicos com os membros do Instituto Secular, com os Amigos e Ex – Alunos de Dom Orione, por ele próprio fundados.

 

A congregação dos Filhos da Divina Providência é composta por religiosos consagrados irmãos, padres e eremitas. Estamos presentes em 35 países e em mais de 30 cidades do Brasil. Nosso campo de trabalho é a caridade e a ação pastoral e evangelizadora.

Onde estamos

A congregação dos Filhos da Divina Providência tem comunidades fraternas espalhadas por mais de 30 países em todo o mundo. Em cada cidade onde estamos presentes, nossa missão é estar com os mais pobres, oferecendo-lhes serviços caritativos onde a mão da Divina Providência se faça notada e a igreja mais querida.

 

Onde estamos no mundo

 

No mundo, os Filhos da Divina Providência tem uma presença mais notável – como se vê no mapa abaixo – em certos países (Itália, Brasil, Argentina, Polônia e Espanha) e vem experimentando um grande desenvolvimento na África e Ásia (especialmente na India e nas Filipinas).

Onde estamos no Brasil

No Brasil, os Filhos da Divina Providência estão divididos em duas províncias religiosas para facilitar a administração e o convívio dos religiosos.

 

Província Nossa Senhora da Anunciação compreende os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e uma missão ad gentes em Moçambique, na África.A Província Nossa Senhora de Fátima abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Goíás, Tocantins, Ceará, Pará e o Distrito Federal.

Fale conosco

Share This